O Segundo Campo

O Segundo Campo

Um módulo sobre o campo narrativo moderno, um mergulho em personagens, nas suas diversas camadas e contradições, na sua humanidade. Com referências e estudos de caso,

O segundo campo: do sagrado para o secular, dos deuses para o homem, do logos para a physis; a imitação da vida; a cláusula dos estados; poética normativa e poética filosófica; o teatro elisabetano e as contribuições de Shakespeare; a crise do drama: epicizar e liricizar; o estancamento da máquina dramática; a imoralidade do segundo campo; o paradoxo; a estética e a pluralização de pontos de vista; Marx e a inversão dos valores e sua cosmogonia social; o caráter do personagem assume o primeiro plano na narrativa; as micro-ações e a fragmentação do plot; a preponderância das syuzhets sobre as fábulas; antiteleologia do drama; o campo da opacidade, diegético e anti-ilusionista; a narrativa parcimoniosa e difícil; a unidade temática; o multiagon; o anti-herói, o herói passivo, o conflito difuso; a curva invertida do anti-herói;  misbehavior round; o eixo central do caráter; pathos psicológico e a verticalização do personagem; intimate opponent; narrativas híbridas entre primeiro e segundo campo; a oxigenação e permeabilidade do primeiro campo; o cinema de vanguarda e o underground.

 

OBJETIVO

Discutir a desconstrução e as apropriações que o Segundo Campo faz do Primeiro; investigar as matrizes da dramaturgia moderna e a sua verticalização no pathos psicológico dos personagens; compreender a fusão dos gêneros dramático, épico e lírico e os seus usos na narrativa para tela; discutir os usos das técnicas de fragmentação, rarefação, continuidade radical e saturação nas narrativas cinematográficas modernas; refletir sobre os métodos de construção de narrativas multiplot.

 

Professor: Ricardo Tiezzi

R$400,00

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